Pages

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

GRAND PRIX 4

Grand Prix 4O lançamendo to GP4 traz alguns novos “features” que vem reafirmar o GP4 como lider isolado, e folgado, dos simuladores de F1.

Talvez a maior modificação do GP4 em relação ao GP3 esteja na forma com que as 17 pistas foram modeladas. Usando equipamentos de GPS (Global Positioning Satelite) e mais de 30.000 fotografias os programadores foram capazes de conferir uma semelhança visual perfeita. Para o jogador ocasional os benefícios param por ai. Contudo, para o “piloto”, a grande novidade é o realismo “topográfico” que esta modelagem das pistas produziu, com um impacto significativo na forma de “setar” e dirigir o carro em cada cirtcuito. Esse impacto se resume em uma palavra: “cambagem”.

Curvas que antes eram “flat”, ou seja, sem nenhuma “cambagem” ou ângulo em relação a linha do horizonte, passaram a ter sua representação real no modelo do cirtuito. Cambagens positivas ou negativas, em relação à direção da curva, causam desvios nos parâmetros de aderência, estabilidade e tração que devem ser compensados nas configurações do carro e na forma de digir (mais precisamente: “atacar”, executar e sair da curva).

Para completar a modelagem dos circuitos, em algumas partes das pistas são sentidas “ondulações” na pista e as “zebras”, nas versões anteriores de tamanho, forma e textura padronizadas, agora são representadas como na pista real. Largas, estreitas, lisas ou até com “sonorizadores” (série de ondulações baixas e próximas que causam um barulho característico quando o pneu passa sobre elas).

Às visões, foi adicionada a câmera “on-board”, bem parecida com aquela que vc vê nas transpissões pela TV. Esta confere ao “piloto” uma noção bem mais real da velocidade.

Outra grande melhoria em relação a versão anterior foi na AI (Inteligência Artificial dos pilotos NPC’s. Por incrível que pareça, eles conseguiram melhorar um dos pontos mais fortes e impressionantes da série GP. Nessa nova versão os pilotos NPC (comandados pelo computador) reagem em função da “pressão” que é exercida sobre eles. Dirigir “colado” na trazeira de um piloto inexperiente, emparelhando a cada tomada de curva, aumenta a probabilidade deste piloto incorrer em um erro de pilotagem ! (Não tente fazer isso com Michael Schumacher pois dificilmente irá funcionar..). Além disso, cada piloto ganhou seu estilo próprio de pilotagem, suas próprias técnicas. Essa combinação de atributos diferentes pelos diversos pilotos criou um “universo” de situações extremamente realistas como batidas, errors de pilotagens, ultrapassagens e estratégias de “pit-stop” que não possuem paralelo em nenhum outro “jogo” ou simulador. É a simulação indo além da física dos elementos básicos envolvidos – carro e pista – atingindo o comportamento dos pilotos e, consequentemente, todo o desenrrolar da corrida.

Tudo isso somado a uma “engine” física proprietária que beira a perfeição, um cuidado “doentio” com a qualidade gráfica e com a “jogabilidade” tornam o GP4, sem dúvida, o mais próximo que uma pessoa pode chegar da experiência de pilotar um Formula 1.
Grand Prix 4REQUISITOS MÍNIMOS:

Processador: PII 400 ou melhor
Memória RAM: 64 MB
Placa de Vídeo: 16 MB
HD: 100 MB

parte 1
parte 2

0 comentários:

Postar um comentário